Nós vemos sobre VR (Realidade Virtual) em muitos lugares mas às vezes nem sabemos o que ela realmente é, de onde veio e para onde ela vai. Hoje iremos garantir que você saia daqui entendendo a realidade virtual. Então, se LIGA nesse post!
Mas afinal, o que é a realidade virtual?
Podemos resumir em poucas palavras que a realidade virtual é a simulação de um ambiente através de aparatos tecnológicos que fazem com que a gente se sinta nesse novo universo virtual. As interações acontecem em tempo real. Então as ações e movimentos que você reproduz no mundo real são representados ao mesmo tempo no mundo virtual.
Sendo assim, essa tecnologia é o presente, o futuro e ao mesmo tempo o passado. Vamos dar uma olhada em como chegamos onde estamos hoje em dia e na evolução dessa área.
Aprofundando na história do VR
Na década de 30, Edward Link inventou o Link Trainer, o primeiro exemplo de um simulador de voo comercial. O dispositivo é eletromecânico e controlado por motores com um leme que simulava turbulência. Isto é, por si só, uma experiência da realidade virtual, uma simulação da realidade.
Logo depois, na década de 60, temos dois exemplos grandiosos e promissores do VR, o Telesphere e a Espada de Dâmocles. Bem como, o telesphere foi o primeiro dos HMD que nada mais é que Head Mounted Display (Dispositivo com Encaixe na Cabeça).
Infelizmente ele não conseguia rastrear o seus movimentos. Sendo assim, ele era mais como uma televisão de olho.
Posteriormente, a Espada de Dâmocles foi o primeiro HMD de realidade virtual conectado a um computador que podia mostrar somente alguns frames de modelos em 3D que mudavam sua perspectiva através do movimento da cabeça.
A Espada não passou de um experimento de laboratório por ser muito pesado para ser usado de forma confortável na cabeça. Então, ele ficava preso no teto e o nome veio daí por ficar parecido com uma espada suspensa.
Nos anos 80 houve um grande avanço em relação aos dispositivos dos visores como também dos controles utilizados. Sobretudo, Sayre Gloves foi a primeira luvas com monitoramento de movimento através de emissores de luz e fotocélulas, convertendo movimento dos dedos em impulsos elétricos, seria praticamente o começo do reconhecimento de gestos.
Ademais, Jaron Lanier e Thomas Zimmerman fundaram a VPL Research, Inc. Esta empresa é conhecida como a primeira empresa a vender óculos e luvas de VR. Eles desenvolveram uma gama de equipamentos de VR, como o DataGlove, EyePhone HMD e o Audio Sphere.
Dispositivos de VR atuais
E o tempo foi passando e mais tecnologia foi se desenvolvendo e hoje em dia não somente temos um único avanço, mas diversas opções de dispositivos para você consumidor ou desenvolvedor. Vamos dar uma olhadinha?
Oculus Rift, HTC Vive, Quest, Samsung Gear VR, Cardboard, Dreamview são alguns exemplos de óculos de realidade virtual da atualidade. As opções deixaram de ser únicas e essa tecnologia começou a se expandir numa velocidade absurda e a tendência é que não pare.
Samsung Gear VR, Cardboard e o Dreamview são para utilizar junto do celular. Sim! Temos como utilizar realidade virtual através do celular, como vídeos no YouTube ou aplicativos próprios desenvolvidos para experiências VR.
A outra parte é o que são considerados dispositivos avançados e começam a ter um preço um pouco mais caro, podendo chegar a casa dos R $10.000 reais (dez mil reais).
Em alguns, o dispositivo é mais que o necessário como o Quest e o Rift. Por outro lado, para dispositivos como o HTC Vive, para uma experiência mais avançada é necessário o uso de sensores para criação da área de atuação que é onde seus movimentos são capturados para reproduzir as ações em tempo real.
Ficou curioso para saber como essa tecnologia funciona?
Entendendo melhor os óculos de realidade virtual
Fizemos um vídeo lá no nosso canal mostrando como funcionam as tecnologias dos óculos de realidade virtual. Então, vamos deixar aqui para você assistir e se possível, deixe um comentário e um like que ajuda bastante.
E então? O que achou do vídeo? Esperamos que tenha ajudado a esclarecer sobre VR ou que tenha despertado sua curiosidade para querer aprender mais. Sendo assim, não esqueça de deixar um comentário nesse post para interagir com a gente ou tirar suas dúvidas!
Alguns vídeos para você se aprofundar