Se você chegou até aqui é porque não sabe qual escolha será a melhor para o seu desenvolvimento: 2D ou 3D?
Pode ficar tranquilo que até o final dessa postagem sua dúvida terá sumido e sua certeza entre esses dois não existirá nunca mais. Qualquer sugestão, problema ou dúvida que você tiver pode estar deixando nos comentários que nós iremos auxiliar na sua escolha. Então vamos lá, como escolher entre 2D e 3D?
Quando começa o problema?
O problema começa quando você já decidiu tudo, o projeto começou a ser desenvolvido a um bom tempo e algo parece estar fora de eixo. Você já parou para pensar que sua ideia poderia funcionar bem melhor num jogo 2D? Ou que talvez você não esteja tendo o nível de satisfação atingido no seu jogo por ele ser muito simples. Se ele fosse em 3D a complexidade poderia aumentar o quanto de diversão os jogadores podem ter.
Todos nós queremos criar jogos bons e no meio do processo de criar um jogo bom acaba saindo um jogo ruim. E um dos fatores que pode influenciar nisso é a escolha errada de gráfico.
Entendo um pouco sobre os gráficos
Começando pelo 2D, esse gráfico possui dois eixos (X e Y), pois estamos lidando com imagens em um plano.
Então, você pode usar diversas sprites para animar. Talvez uma única sprite com rigging para ser distorcida e realizar suas animações. O estilo de arte ou inclinação da câmera para termos a noção de profundidade e perspectiva. Seguindo isso, temos muitos exemplos de jogos famosos que são em 2D como: Pacman, Super Mario Bros, Megaman, fora alguns mais recentes como: Among Us, Rayman Legends, Stardew Valley.
Enfim, é uma infinidade de jogos bem sucedidos com esse gráfico. Há gente que diz que 2D está em desuso ou não é tão bom quanto jogos 3D.
Sendo assim, sempre é bom lembrar, não existe jogo certo ou jogo errado. Existem jogos diferentes que as pessoas gostam e outros não gostam. Não tente agradar todo mundo, tente focar em garantir que seu nicho goste.
Indo pelo lado do 3D agora, temos um eixo a mais que é o eixo Z que simula a nossa realidade com perspectiva e profundidade. Quando estamos desenvolvendo em 3D, estamos lidando com outro estilo de desenvolvimento. Utilizamos softwares de modelagem, para animação também. são outras visões também com as câmeras, movimentação e as possibilidades crescem tanto quanto o esforço necessário para produzir. Com isso, sua notoriedade é bem maior, assim como seu consumo. Nele sempre há esse ar de busca pelo realismo perfeito, então boa parte do 3D se resume em gráficos. Gráficos bonitos, bem feitos, otimizados e bem trabalhados.
O mundo do 3D está em constante atualização, então estar atento às tecnologias utilizadas atualmente para não ficar para trás é muito necessário. Existem softwares que estão tentando produzir personagens 3D em questão de cliques com diversas animações já preparadas para serem utilizadas nos jogos, um clique e pronto.
Algumas opiniões sobre 2D e 3D
Trouxemos para você algumas opiniões aqui da nossa equipe. Zap, um de nossos modeladores 3D, pensa que uma mescla é o ponto-chave do desenvolvimento. Ele disse:“Saber utilizar o 2D pode facilitar sua vida quando desenvolver em 3D. Objetos mais distantes não precisam ser modelados e podem ser representados em sprites que vão dar no mesmo efeito. Onde der para usar 2D para facilitar a vida no 3D, aproveite, pois, agiliza e melhora no desempenho.”.
Também temos uma opinião de uma de nossas ilustradora e animadora 2D, Laís. Ela nos deu uma visão bem legal: “O desenvolvimento 2D costuma ser notoriamente mais barato. Além disso, exige menos do computador, tanto para a pessoa que produz os assets quanto o dispositivo que vai rodar o jogo depois. Fora que é muito mais fácil um jogo parecer feio em 3D, com texturas estranhas, mal renderizadas, iluminação ruim, entre outros. Mas por mais que o 3D seja mais caro, ele é mais imersivo e possibilita mecânicas e efeitos visuais que não são possíveis no 2D. O que faz com que, dependendo do jogo, o gasto a mais valha a pena. Eu gosto de 3D, mas se eu fosse fazer um jogo indie, é provável que eu escolhesse 2D.”
Você concorda ou discorda dos dois? Deixa nos comentários!
Um olhar sobre a produção
Quando se trata da produção de um projeto, ambos possuem tempos, recursos e demandas totalmente diferentes. É importante saber a equipe que você está trabalhando e quem são seus colaboradores na hora de produzir. Por exemplo, qual o sentido de produzir um jogo 2D sendo que na sua equipe não tem nenhum ilustrador e sim um modelador? Às vezes adaptar sua ideia pode ser o suficiente para agradar à troca de gráficos. Focar em zelar para que a diversão não seja perdida é a chave.
Além da produção, os gastos são bem diferentes. O gasto com projetos tendem a ser mais baratos com 2D em comparação aos projetos de 3D, tanto nos âmbitos de softwares, quantidade de colaboradores.
Mas lembre-se, tudo depende do propósito do projeto, então podemos ter projetos mais simples que outros do mesmo gráfico e consequentemente com orçamentos diferentes.
Então caímos naquela velha resposta do depende.
2D vs 3D: Qual devo usar?
Nós já falamos um pouco sobre isso em um dos nossos vídeos! Então, se você se interessa sobre o assunto e outros parecidos, inscreva-se no nosso canal para ficar por dentro de muitos outros conteúdos.
E se você quiser ver mais sobre esse assunto de “Como escolher entre 2D ou 3D?” ou sobre outro que você queira muito, deixe um comentário nessa postagem para sabermos que você está acompanhando e curtindo.
Conseguiu ficar mais tranquilo em como escolher entre 2D ou 3D? Esperamos que você tenha achado alguma ajuda nesse post, não esquece de interagir, assistir o vídeo para mais detalhes e de seguir a gente nas nossas redes sociais. Abraço!