Windows File Recovery é um novo app oficial do Windows que tem como objetivo recuperar seus arquivos perdidos. Esta é uma solução encontrada pela Microsoft para amenizar as dores de cabeça daquelas pessoas que acabaram apagando os arquivos que não devia.
Segundo o site THE SQUAD, é possível tentar recuperar seus arquivos usando um dos três modos de operação disponíveis. Os modos são:
- Modo Padrão: este modo usa as tabelas mestras e arquivo (arquivo MFT) para localizar arquivos perdidos. O modo padrão funciona bem quando o computador ainda tem os MFTs e os segmentos de gravação de arquivos (arquivos FRS) na máquina;
- Modo de Segmento: este modo não precisa dos aquivos MFT, mas tem que ter pelo menso os segmentos (FRS). Os segmentos são sumários ou índices da informação que o NTFS armazena nos arquivos MFT, tais como nome, data, tamanho, tipo e qual cluster/unidade de alocação.
- Modo de Assinatura: este último modo precisa que a informação ainda esteja presente (mesmo que de forma vestigial) e busca por tipos de arquivo específicos. Ele não funciona para arquivos pequenos e é a única opção de recuperação para recuperação de arquivos em unidades USB como pendrives e HDs externos.
Diversos são os formatos de arquivos que o Windows File Recovery é capaz de recuperar. Como é visto no site Mundo Conectado, é possível recuperar aquivos nos formatos JPEG, PDF, PNG, MPEG, Office, MP3 e MP4, arquivos ZIP e muitos outros.
Se você quiser saber todos os comandos detalhados, pode dar uma olhadinha na lista que inclui todos os comandos no site Beeping Computer. Ah, se quiser baixar e testar a ferramenta, é só acessar este link aqui!